sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Banlist TCG Setembro 2014 e comentários

 E ai meus queridos leitores aqui é seu querido ICE, como só estou fazendo post sobre os torneio estava meio chato e tinha que variar um pouco e com a chegada da Banlist que até eu gostei do que mudou fiquei animado em fazer uma analise sobre ela. Irei fazer um breve comentário sobre todas as cartas que caíram na banlist e também algumas aposta para a próxima, primeiramente queria dizer que foi um banlist bem equilibrada e foi uma das poucas que eu acompanhei e gostei de praticamente tudo nela, uma nota de 0 a 10 eu daria 9 pra essa banlist. Bom gente pra quem quer ver como que vai ficar o meta e meus comentário é só continuar lendo o post.
Primeiro de tudo vamos a Banlist:

Banidas:
Nenhuma

Limitadas:
Infernity Archfiend
Glow-Up Bulb
Raigeki
Soul Charge
Super Polymerization

Semi-limitadas:
Blackwing - Gale the Whirlwind
Gorz the Emissary of Darkness
Ceasefire
The Transmigration Prophecy

Liberadas:
Coach Soldier Wolfbark
Magician of Faith
Formula Synchron
Reinforcement of the Army

Depois de apresentar a Banlist vamos começar comentando sobre as cartas:

Banidas:
Não gosto muito quando não tem nenhuma carta banida, porém pelo formato que estamos eu não vejo muito em banir nenhum monstro, apenas na limitação já se tem um belo equilíbrio, então essa parte de não banir nada até que é aceitável.

Limitidas:
Infernity Archfiend: A carta mais injustiçada dessa banlist, o arquétipo já não estava grande coisa, ai tiram a principal carta, mesmo ganhando o mundial o deck não é muito relevante, porém como a Konami gosta de colocar os Campeões do Mundial na lista, alguma coisa dos Infernity teria que vim pra cá, um ponto a menos para a Konami.

Glow-Up Bulb: Synchros já está em baixa e com a chegada dos Pendullum a coisa vai rodar mais em torno de XYZ, Glow-Up vem para tentar dar um gás nos decks focados em Synchro Summon e em Plant que também não esta sendo tão relevante assim no formato. Mesmo com a saida delas das cartas banidas ainda é pouco pros decks voltarem, mas é um bom começo e estou ansioso para ver o que vem por ai.

Raigeki: É a carta mais comentada dessa banlist e por muitos uma injustiça ela ter saído da parte de banidas após um grande tempo lá (10 anos). Depois de uma longa discussão em um grupo do Yu-Gi-Hoje no facebook o argumento de um player me convenceu e mudei um pouco minha visão sobre essa limitação, vamos lá para os pontos: O meta esta fazendo muito Special Summon facilmente, o que se faz uma volta de uma grande quantidade de monstros muito rápido ao campo quando forem destruídos, a semi-limitação de Dark Hole eu apoiava de inicio, porém Konami pensa em dinheiro também, então pra que semi-limitar uma carta que ninguém esta usando quando limitada então trazer Raigeki além de equilibrar um pouco o meta vai fazer ela lucrar bastante. Mesmo assim Raigeki vai desaparecer depois de um tempo, não creio que sua permanência sege longa e daqui a umas duas ou três banlist ela volta para as banidas já que a Konami já terá aturado muito em cima dela.

Soul Charge: Uma carta que estaria definitivamente na banlist, isso ninguém tem duvida. É aquela carta que dar um grande poder a qualquer deck, uma carta que sozinha pode vencer muitos duelos causando viradas espetaculares (já venci um torneio usando-a). Satellarkinight é um dos decks que mais ficaram prejudicados com essa limitação, porém é uma carta com grande poder e essa limitação tinha que ser feita, além que ela atinge outros decks como Ruler, Lightsworm e Infernity (olha os Infernity sendo prejudicados novamente).

Super Polymerization: A segunda carta mais importante nesta banlist, não tenho muito o que comentar só vou dizer Shaddoll. Me diz que não é a carta perfeita pro deck usar um monstro do oponente como material de fusão e além do mais nada pode ser usado como resposta, é uma carta que complica a vida até de Quasar. Com a chegada dos outros Shaddoll ao TCG Super Poly tinha que pelo menos sair um pouco do deck, mesmo essa limitação não abalando tanto o deck já fica bem mais justo e uma luz que até o fim de 2015 o deck não esteja mais entre o Tier 1. Só que essa mudança abala também os deck Elemental Hero, mas agora com os Masked da pra cobrir um pouco a falta.

                                                                         Semi-limitadas:
Blackwing - Gale the Whirlwind: Mesmo sendo irrelevante sua semi-limitação creio que o (Top Secreto) Jesse gostou de ver ela ali. è um deck que tem bastante controle do campo, porém tem grande falhas e agora com Gale semi o deck possa até chegar a um Tier 3, mesmo assim gosto de ver quando arquétipos tem suas cartas voltando, sou a favor desses decks que já fizeram alguma bagunça no meta.

Gorz the Emissary of the Darkness: Gale foi mais impactante no formato do que ele, são poucos decks que o usam e suas condições de Summon o restringe a decks como Lightsworm e Chaos Dragon, não vejo dois dele em um deck, poderia ser liberado a 3 que não faria grande diferença.

Casefire: Só é usado em alguns decks Burn e além de não gostar desse tipo de deck, não estão nem sequer brigando para entrar em um Tier 3, não é relevante comentar sobre ela, serve também como side para Shaddoll já que irá nega o efeito de Flip de seus monstro e ainda  dar um dano. É uma das cartas que eu colocaria até duas copias em alguns dos meus Side.

The Transmigration Prophecy: Tem um efeito bem bacana e pode ser usada como Side para muitos decks, creio que ela esta em seu lugar não precisa ser limitada nem liberada, duas cópias dela já é o bastante.


Ilimitadas:
Coach Soldier Wolfbark: Dando força a Fire Fist e Fire King decks que já chamaram a atenção no meta, porém estão sumidos já que não tem suportes. mesmo com Shaddoll ganhando um Fusion do Atributo Fire e Coach aparecendo nesse formato não será tão relevante assim já que Super Poly esta limitada (foi uma bela jogada de equilíbrio, parabéns Konami, pensou um pouco além do lucro).

Magician of Faith: É uma carta que não se adapta ao formato atual, já faz tempo que deveria ser ilimitada, pode ser usada em decks com um grande uso de Spell que não podem ter muitas cópias no deck, como os Laval eu particularmente não vejo problema em ter uma nesse deck, porém ela é lenta e de fácil destruição, só em poucos decks mesmo que se faz o uso dela.

Formula Synchron: Mais uma carta para favorecer os Synchron, ainda mais o deck que usei Quasar, Synchron não estão sendo muito usados e com essa ilimitação e a limitação de Glow-Up da pra ter um esperança neles.

Reinforcementes of the Army: Satellarknight teve a perca de Soul Charge, porém ROTA veio para suprir isso, além do mais que elas serve para muitos deck como Noble Knight tentando alguma coisa a mais do que ser um deck caro. Essa foi uma das cartas que me deu mais animo quando a vi, já que sou um player fascinado em Six Samurai e mesmo o deck não estando em nenhuma Tier sempre vou o considerar bem forte e competitivo.

 Bom galera essa foi minha analise dessa ban list e ates de terminar o post irei apostar em duas cartas para a próxima: liberar mais uma Torrential Tribute, vai dar mais equilíbrio ao game, tendo maior efeito do que Raigeki e também a volta de Brionac, já que o meta esta com bastante Trap Brionac contorna isso tudo, tanto os monstros como as Trap e seria uma boa carta em extra, sendo uma grande esperança nos Synchro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário