E ai galerinha do
clã, como vocês podem ver faz muito tempo que não posto nada aqui, umas das
desculpas é que eu tinha parado de jogar e fiquei só na administração do TCG.
Porém ele chegou ao fim e como ainda estou me atualizando dos decks, irei
começar uma série sobre as regras do jogo. Muitos aqui as entendem, outros
sabem o básico e também pode ter aqueles que ainda não sabem e estarão
aprendendo agora. Peço o apoio de você comentando, pedindo que eu fale de tal
regra no próximo post e por assim eu diante, bom como essa é a primeira vez vou
falar de uma regra que até eu me embolo: Chain se quiser descobrir e aprimorar
seus conhecimentos nessa área é só continuar lendo o post.
Antes de entendermos
o que é Chan Link vamos da uma passada em o que é Chain:
Chain é uma Cadeia
que determina a ordem de resolução de várias cartas e efeitos. Uma Chain começa
quando uma carta ou efeito e ativado após a ativação de uma carta e antes de
sua resolução. EX: Player 1 ativa Premature Burial paga 800 LP de custo e
antes de Special Summon do cemitério um monstro, Player 2 ativa Mystica Space Typhoon. Pronto a Chain
esta feita, iremos de agora em diante denominar Chain como Corrente, pois assim
é mais fácil explicar o que é Chain Link, então vamos lá para o resto do post.
Chain Link é um passo
dentro da cadeira ou como vamos dizer de agora em diante, um elo em uma
corrente (lembre-se a corrente é a Chain). Cada novo efeito que é ativado se
torna um elo na corrente que é adicionado no fim dela, cada elo dessa corrente
pode ter apenas um efeito de carta, porém algumas cartas podem ativar seu
efeito mais de uma vez dentro da corrente (chain) como Naturia Barkion.
Iniciando uma
corrente (Chain)
Normalmente o jogador
do turno tem o direito de iniciar qualquer Chain a qualquer momento durante o
seu turno. No entanto, esse direito passará para o adversário nas seguintes
circunstâncias:
1°: O jogador não quer tomar nenhuma ação, enquanto o estado
do jogo é fechado.
2°: O jogador quer mudar para a próxima etapa/fase
3°: O adversário tem um Flip, Trigger ou Trigger-Like que
atenda o seu calendário de ativação.
A construção de uma cadeia (corrente/Chain):
A carta ou efeito que iniciou a Chain (cadeira, corrente no
nosso caso) é Chain Link 1, o primeiro elo da corrente. O próximo é Chain Link
2, segundo elo da corrente. A cada novo efeito na Chain um novo elo é
adicionado, com um numero correspondente em relação a quando ele foi ativado.
Cartas e efeitos só podem ser ativados como um elo de
corrente 2 ou superior, se eles têm um Spell Speed igual ou maior do que o elo
anterior a ele. Ex: Spell Speed 1 não podem ser ativados em um elo de corrent
de Spell Speed 2 ou superior (outra hora irei fazer um post explicando o que é
Spell Speed).
Após o nenhum dos
duelistas ter mais elos a adicionar na corrente se inicia a sua resolução:
Quando ambos os
jogadores decidem não aumentar o elo da corrente, a corrente (Chain) esta
concluída e sua resolução se inicia do ultimo elo adicionado até o primeiro (na
ordem inversa de que as cartas foram ativadas). Cada carta na corrente é
resolvida até chegar a resolução daChain Link 1. Cards e efeitos não podem ser
ativados enquanto a corrente está sendo resolvida.
Uma vez que a
resolução da cadeia inteira, se qualquer um das cartas ainda não foram enviadas
para outro local eles serão enviados para o cemitério:
1: Normal, Quick-Play e Spell Cards Ritual, exeto aqueles
que têm um efeito como Swords of
Relealing Light que as mantém em campo
2: Normal e Counter Trap, exceto aqueles que têm efeito como
Blast With Chain que os mantém em
campo
3: Spell e Trap cujo efeitos foram negados
4: Monters cujo summon foram negados
Exemplo:
Player 1
ativa Dark Hole (Chain link 1)
Player 2 responde com Magic
Jammer, ativando em resposta a Dark
Hole (Chain link 2)
Player 1 responde
com Seven Tools of the Bandit (Chain
link 3)
A cadeia é resolvida na ordem inversa da ativação, começando
com a ultima carta.
(Chain link
3) Player 1 Seven Tools of the Bandit nega Magic Jammer de Player 2
(Chain link 2) O efeito de Magic Jammer não se aplica
(Chain link 1) O efeito de Dark Hole acontece, destruindo todos os monstros do campo
A cadeia termina com Spell e Trao todas as três
ativadas indo para o cemitério
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