sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Rulings: Special Summon


 E ai galera aqui é seu querido ICE e dessa vez venho com um post falando sobre as rulings do jogo, deixei uma publicação no grupo perguntando sobre que ruling eu iria analisar e irei analisar todas as propostas, porém iniciarei com a do Special Summon, pois crie que seja a que todos usam e que todos devem saber de inicio. Tem uma marcador no lado direito do blog onde está as outras Rulings já postadas no blog, bom irei colocar de uma maneira fácil de ser compreendida e qualquer duvida é só deixar um comentário que eu respondo o mais rápido possível.
 Special Summon é qualquer tipo de invocação diferente de Normal Summon ou Flip Summon. Eles ocorrem devido a uma máquina de jogo, efeito de carta ou condição de invocação que usam este termo. Special Summons não ocupam o Normal Summon/Set do jogador, e não há restrição de quantas vezes podem ser realizadas em um turno. Special Summons não exigem tributos para níveis altos de monstros como Normal Summon e Set Summon, a menos que esteja indicado no card.
Ritual Summons, Fusion Summons, Synchro Summons, XYZ Summons e Pendulum Summons são todas consireradas Special Summon.
 Vamos a alguns detalhes sobre as Special Summons e quando podem ou não podem ser revividas do cemitério:



 Ritual Summon:
1°: Só podem ser invocados por sua carta de ritual específica ou outras auxiliares como “Advanced Ritual Art”.
2°: Se forem Special Summon da maneira listada acima, podem ser revividas por outras cartas.
3°: Outra forma de Special Summon de um monstro de ritual é com a carta “Ritual Foregone”, porém se forem Special Summon deste jeito não podem ser revividas.
4°: Se não são Special Sumoon apropriadamente, não podem ser revividas.

Synchro Summon:
1°: São invocados enviando do campo ao cemitério 1 monstro tuner e 1 ou mais não-tuner, somando o exato level do monstro synchro que deseja ser invocado do Extra Deck.
2°: Se Special Summon desta maneira, podem ser revividos.
3°: Sua invocação pode ser negada.
4°: Se utilizar a carta “Urgent Tuning” para o Special Summon, sua invocação não pode ser negada (enquanto “Urgent Tuning” poderá ser negada). São considerados um Synchro Summon e poderão ser revividos.
5°: Se utilizar a carta “Synchro Change”, sua invocação não pode ser negada, e não poderá ser revivida.
6°: Se o Synchro monster não for Special Summon apropriadamente inicialmente, ele não pode ser revivido.

XYZ Summon:
1°: Para Special Summon um Xyz, você deve fazer o Overlay Network em seu lado do campo de monstrous de níveis iguais para invocar um monstros Xyz cujo Rank seja igual aos níveis dos monstros usados como material de invocação. Ao invés de irem para o cemitério, os monstro usados como material para a invocação Xyz ficam empilhados em baixo do monstros Xyz invocado.
2°: Estes materiais são tratados como se estiverem fora do campo. Logo, se o monstro Xyz for destruído os seu materias com efeitos que se ativam ao deixar o campo e irem para o cemitério não tem seus efeitos ativados.
3°: Se o monstro for enviado ao grave por serem detach para a ativação do efeito do Xyz, os efeitos que monstros que se ativam ao deixar o campo são ativados.
5°: Monstros XYZ não possuem nível e sim Rank. O Rank é indicado por estrelas, como é o caso dos níveis, porém estas estrelas ficam do lado esquerdo e possuem uma coloração diferente

Fusão Summon:
Estão divididas em 7 categorias:

1: Normal: Em seu texto menciona o nome dos monstros que serão usados para o Special Summon.
1°: Podem utilizar substitutos.
2°: Não pode ser invocados por “NEX”.
3°: Podem ser renascido se forem invocados por uso de seus matérias e cartas que digam que são tratadas como Fusion Summon.
4°: De qualquer outro modo como por exemplo “Metamorphosis” não pode ser revividos.
5°: Sua invocação não pode ser negada (a menos por cartas Counter que neguem invocação) .

2: Materiais Específicos: Só podem ser Fusion Summon pelos matérias descritos na cartas (Esses monstros vem na descrição escrito que só pode ser Fusion Summon por aquelas cartas).
1°: Não pode usar substitutos.
2°: Não podem ser invocados com “NEX” .
3°: Podem ser renascido se forem invocados por uso de seus matérias e cartas que digam que são tratadas como Fusion Summon.
4°: De qualquer outro modo como por exemplo “Metamorphosis” não pode ser revividos.
5°: Sua invocação não pode ser negada (a menos por cartas Counter que neguem invocação) .

3: Nomi: Em seu texto menciona que esta carta só pode ser invocada por Fusion Summon.
1°: Pode se utilizar substitutos.
2°: Não pode ser invocados com “NEX”.
3°: Não podem ser renascido sobre nenhuma circunstância.
4°: Sua invocação não pode ser negada (a menos por cartas Counter que neguem invocação).

4: Materiais por Tipo: Em seu texto é mencionado que para invoca-los requer determinados materiais de algum Tipo ou Atributo.
1°: Não podem utilizar Substitutos
2°: Não podem ser invocados por “NEX”
3°: Podem ser renascido se forem invocados por uso de seus matérias e cartas que digam que são tratadas como Fusion Summon.
4°: De qualquer outro modo como por exemplo “Metamorphosis” não pode ser revividos.
5°: Sua invocação não pode ser negada (a menos por cartas Counter que neguem invocação).

5: Fusão de Union: Só podem ser invocados removendo do jogos os monstros indicados em campo.
1°: Não podem utilizar substitutos.
2°: Não pode se invocador com “NEX”.
3°: “VW-Tiger Catapult”, e “VWXYZ-Dragon Catapult Cannon” podem ser revividos.
4°: Os demais só podem ser revividos se vierem das cartas removidas, como com “Dimension Fusion”.
5°: Sua invocação pode ser negada.

6: Fusão de Contato: Estes só podem ser invocado retornando ao deck os monstros indicados em campo.
1°: Não podem utilizar substitutos.
2°: Não podem ser invocados por “NEX”.
3°: Podem ser revividos.
4°: Sua invocação pode ser negada.

7: Casos Especiais: São fusões que não entram em nenhuma categoria.
7.1: Chimeratech Fortress Dragon: Sua invocação é simular a fusão de contado, porém envia os monstros em campo (de ambos jogadores) e “Cyber Dragon” para invoca-lo.
1°: Não podem utilizar substitutos.
2°: Não pode ser invocado com “NEX”.
3°: Pode ser revivido.
4°: Sua invocação pode ser negada.

7.2: Cyberdark Impact!: esta carta só invoca o “Cyberdark Dragon”.
1°: “Cyberdark Dragon” é um monstro Nomi, o qual não poderá ser renascido.
2°: Se “Cyberdark Draon” for invocador por esta carta, sua invocação não pode ser negada (mas “Cyberdark Impact!” pode).

7.3: NEX (Neo-Specian Extrent): Estes só odem ser invocados pela carta “NEX”.
1°: Não podem usar substitutos.
2°: Pode ser invocados com “NEX”.
3°: Não podem ser revividos.
4°: Sua invocação não pode ser negada, mas “NEX” sim.

7.4°: Chain Material: Está carta permite que durante o turno, cada vez que se pretende realizar um Fucion Summon, poderão utilizar como matérias monstros no campo, mão, cemitério, e deck do jogador, em troca de remove-los do jogo. Isto só é possível com:

“Polymerization”
“Super Polymerization”
“Fusion Gate”
“Power Bond”
“Dark Fusion”
“Vehicroid Connection Zone”

1°: Uma invocação desta maneira não pode ser negada a menos por cartas que negue invocação.

Monstros "Special Summon Only"
 Em seu texto especificam: "This card cannot de Normal Summoned or Set. This card only de Special Summoned"...

1°: Podem ser Special Summon da mão ou do deck (dependendo do monstro), apenas da maneira indicada.
2°: Se são enviados ao cemitério antes de ser invocados, não podem ser revividos.
3°: Se são invocados apropriadamente e após isso enviados ao cemitérios, podem ser revividos.

Monstros "NOMI"
 Em seu texto especificam: "This card cannot de normal Summoned or Set. This card cannot Special Summoned excep by..."

1°: Podem ser Special Summon da mão e do deck (dependendo do monstro) apenas de sua maneira indicada.
2°: Se são enviados ao cemitério antes de serem invocados, não podem ser revividos.
3°: Se são invocados apropriadamente e após isso são enviados ao cemitério não podem ser revividos.
4°: Exceções a regra, são "LEvel UP!" ("Assault Revival", "Level Modulation" e "Level Down?!" os monstros devem ter sido invocado corretamente ao campo (não po "Level UP"), e poder assim ser renascido)


Special Summon Inerente e Não-inerente

Inerentes: São aquees que se invocam sozinhos, após pagarmos um custo ou termos uma condição realizada. Eles são invocados sempre da mão. Alguns exemplos:
- “Cyber Dragon”; “Dark Armed Dragon”; Chaos Sorcerer”.
- Contact Fusions em geral
- Synchros
- XYZ
- “Machine Fortress e “Grapha, Dragon Lord of Dark World” são considerados invocações inerentes quando invocados do cemitério

Regras:
1: Podem ser negados por efeitod que negam Special Summon, como “Solemn Judgmente”, “Saber Hole”, “Solemn Warning” ou “Thunder King Rai-oh”
2: Não pode ser negados por cartas que negam a ativação de efeitos, como “Divine Wrath”, “Herald of Perfection” ou “Light and Drakness Dragon”
3: Essa acha não gera Chain (mas pode ser respondida normalmente por cartas como Bottomless Trap Hole)

Não-inerentes: São aqueles invocados por um efeito, seja o efeito de outra carta ou deles mesmos. Alguns exemplos:
- Qualquer carta que invoque monstros: “Monster Reborn”; “Call of the Hauted”; “Zombie Master”; etc.
- Monstros que se auto-invocam da mão, após um trigger: “Gorz, Emissary of Darkness”; “Tragoedia”; “Battle Fader”; etc.
- Monstros que se auto-invocam do cemitério ou da área de removidos: “plaguespreader Zombie”; “Treeborn Frog” etc.
- Fusões
- Rituais
- “Dark Simorgh é considerado não-inerente, tando quando invocado da mão quanto do cemitério.

Regras:
1: Não podem ser negados por cartas como “Saber Hole” ou “Thunder King Rai-oh”
2: Para negar sua invocação com cartas como “Solemn Warning”, “Herald of Perfection” ou “Light and Darkness Dragon” é necessário negar a carta com o efeito de invocação e não o monstro invocado.
3: Se o efeito que invoca for de uma Spell/Trap, pode ser negado com cartas como “Solemn Judgmente” ou “Dark Bribe”
4: Se o efeito que invoca for de um monstro, pode ser negado com cartas como “Divine Wrath”
5: Os efeitos que os invoca sempre gera Chain

 Bom galera creio que depois disso tudo vocês já tenham uma noção melhor de quando negar algo ou não, quando poderão reviver os monstros do grave. Quem gostou da analise de um comentário ai pra gente, se não gostou deixe uma dica do que poderia estar melhor e pedidos de outras analises será bem vindas, tenho mais duas ainda pra fazer, porém serão mais rápida do que esta. Até nosso próximo post fui.

Fonte:

Regras Special Summon: Planeta Yu-Gi-Oh!
Special Summon Inerente e não-inerente: Metagame Brasil


Um comentário:

  1. Legal, e com relação aos monstros divinos, caso eles estejam no cemitério por terem sidos descartados por efeitos de cartas antes de serem invocados adequadamente, podem ser revividos?

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