E ai galera aqui é seu querido ICE
e dessa vez venho com um post falando sobre as rulings do jogo, deixei uma
publicação no grupo perguntando sobre que ruling eu iria analisar e irei
analisar todas as propostas, porém iniciarei com a do Special Summon, pois crie
que seja a que todos usam e que todos devem saber de inicio. Tem uma marcador
no lado direito do blog onde está as outras Rulings já postadas no blog, bom
irei colocar de uma maneira fácil de ser compreendida e qualquer duvida é só
deixar um comentário que eu respondo o mais rápido possível.
Special Summon é
qualquer tipo de invocação diferente de Normal Summon ou Flip Summon. Eles
ocorrem devido a uma máquina de jogo, efeito de carta ou condição de invocação
que usam este termo. Special Summons não ocupam o Normal Summon/Set do jogador,
e não há restrição de quantas vezes podem ser realizadas em um turno. Special
Summons não exigem tributos para níveis altos de monstros como Normal Summon e
Set Summon, a menos que esteja indicado no card.
Ritual Summons, Fusion
Summons, Synchro Summons, XYZ Summons e Pendulum Summons são todas consireradas
Special Summon.
Vamos a alguns
detalhes sobre as Special Summons e quando podem ou não podem ser revividas do
cemitério:
Ritual Summon:
1°: Só podem ser invocados
por sua carta de ritual específica ou outras auxiliares como “Advanced Ritual
Art”.
2°: Se forem Special
Summon da maneira listada acima, podem ser revividas por outras cartas.
3°: Outra forma de Special
Summon de um monstro de ritual é com a carta “Ritual Foregone”, porém se forem
Special Summon deste jeito não podem ser revividas.
4°: Se não são Special
Sumoon apropriadamente, não podem ser revividas.
Synchro
Summon:
1°: São invocados enviando
do campo ao cemitério 1 monstro tuner e 1 ou mais não-tuner, somando o exato
level do monstro synchro que deseja ser invocado do Extra Deck.
2°: Se Special Summon
desta maneira, podem ser revividos.
3°: Sua invocação pode ser
negada.
4°: Se utilizar a carta
“Urgent Tuning” para o Special Summon, sua invocação não pode ser negada
(enquanto “Urgent Tuning” poderá ser negada). São considerados um Synchro
Summon e poderão ser revividos.
5°: Se utilizar a carta
“Synchro Change”, sua invocação não pode ser negada, e não poderá ser revivida.
6°: Se o Synchro monster
não for Special Summon apropriadamente inicialmente, ele não pode ser revivido.
XYZ Summon:
1°: Para Special Summon um
Xyz, você deve fazer o Overlay Network em seu lado do campo de monstrous de níveis
iguais para invocar um monstros Xyz cujo Rank seja igual aos níveis dos monstros
usados como material de invocação. Ao invés de irem para o cemitério, os
monstro usados como material para a invocação Xyz ficam empilhados em baixo do
monstros Xyz invocado.
2°: Estes materiais são
tratados como se estiverem fora do campo. Logo, se o monstro Xyz for destruído os seu materias com efeitos que se
ativam ao deixar o campo e irem para o cemitério não tem seus efeitos ativados.
3°: Se o monstro for enviado ao grave por serem detach para a ativação do efeito do Xyz, os efeitos que monstros que se ativam ao deixar o campo são ativados.
3°: Se o monstro for enviado ao grave por serem detach para a ativação do efeito do Xyz, os efeitos que monstros que se ativam ao deixar o campo são ativados.
5°: Monstros XYZ não
possuem nível e sim Rank. O Rank é indicado por estrelas, como é o caso dos
níveis, porém estas estrelas ficam do lado esquerdo e possuem uma coloração
diferente
Fusão
Summon:
Estão divididas em 7
categorias:
1: Normal: Em seu texto
menciona o nome dos monstros que serão usados para o Special Summon.
1°: Podem utilizar
substitutos.
2°: Não pode ser invocados
por “NEX”.
3°: Podem ser renascido se
forem invocados por uso de seus matérias e cartas que digam que são tratadas
como Fusion Summon.
4°: De qualquer outro modo
como por exemplo “Metamorphosis” não pode ser revividos.
5°: Sua invocação não pode
ser negada (a menos por cartas Counter que neguem invocação) .
2: Materiais Específicos:
Só podem ser Fusion Summon pelos matérias descritos na cartas (Esses monstros
vem na descrição escrito que só pode ser Fusion Summon por aquelas cartas).
1°: Não pode usar
substitutos.
2°: Não podem ser
invocados com “NEX” .
3°: Podem ser renascido se
forem invocados por uso de seus matérias e cartas que digam que são tratadas
como Fusion Summon.
4°: De qualquer outro modo
como por exemplo “Metamorphosis” não pode ser revividos.
5°: Sua invocação não pode
ser negada (a menos por cartas Counter que neguem invocação) .
3: Nomi: Em seu texto
menciona que esta carta só pode ser invocada por Fusion Summon.
1°: Pode se utilizar
substitutos.
2°: Não pode ser invocados
com “NEX”.
3°: Não podem ser
renascido sobre nenhuma circunstância.
4°: Sua invocação não pode
ser negada (a menos por cartas Counter que neguem invocação).
4: Materiais por Tipo: Em
seu texto é mencionado que para invoca-los requer determinados materiais de
algum Tipo ou Atributo.
1°: Não podem utilizar
Substitutos
2°: Não podem ser
invocados por “NEX”
3°: Podem ser renascido se
forem invocados por uso de seus matérias e cartas que digam que são tratadas
como Fusion Summon.
4°: De qualquer outro modo
como por exemplo “Metamorphosis” não pode ser revividos.
5°: Sua invocação não pode
ser negada (a menos por cartas Counter que neguem invocação).
5: Fusão de Union: Só
podem ser invocados removendo do jogos os monstros indicados em campo.
1°: Não podem utilizar
substitutos.
2°: Não pode se invocador
com “NEX”.
3°: “VW-Tiger Catapult”, e
“VWXYZ-Dragon Catapult Cannon” podem ser revividos.
4°: Os demais só podem ser
revividos se vierem das cartas removidas, como com “Dimension Fusion”.
5°: Sua invocação pode ser
negada.
6: Fusão de Contato: Estes
só podem ser invocado retornando ao deck os monstros indicados em campo.
1°: Não podem utilizar
substitutos.
2°: Não podem ser
invocados por “NEX”.
3°: Podem ser revividos.
4°: Sua invocação pode ser
negada.
7: Casos Especiais: São
fusões que não entram em nenhuma categoria.
7.1: Chimeratech Fortress
Dragon: Sua invocação é simular a fusão de contado, porém envia os monstros em
campo (de ambos jogadores) e “Cyber Dragon” para invoca-lo.
1°: Não podem utilizar substitutos.
2°: Não pode ser invocado
com “NEX”.
3°: Pode ser revivido.
4°: Sua invocação pode ser
negada.
7.2: Cyberdark Impact!:
esta carta só invoca o “Cyberdark Dragon”.
1°: “Cyberdark Dragon” é
um monstro Nomi, o qual não poderá ser renascido.
2°: Se “Cyberdark Draon”
for invocador por esta carta, sua invocação não pode ser negada (mas “Cyberdark
Impact!” pode).
7.3: NEX (Neo-Specian
Extrent): Estes só odem ser invocados pela carta “NEX”.
1°: Não podem usar
substitutos.
2°: Pode ser invocados com
“NEX”.
3°: Não podem ser
revividos.
4°: Sua invocação não pode
ser negada, mas “NEX” sim.
7.4°: Chain Material: Está
carta permite que durante o turno, cada vez que se pretende realizar um Fucion
Summon, poderão utilizar como matérias monstros no campo, mão, cemitério, e
deck do jogador, em troca de remove-los do jogo. Isto
só é possível com:
“Polymerization”
“Super Polymerization”
“Fusion Gate”
“Power Bond”
“Dark Fusion”
“Vehicroid Connection Zone”
1°: Uma invocação desta
maneira não pode ser negada a menos por cartas que negue invocação.
Monstros
"Special Summon Only"
Em seu texto especificam: "This card cannot
de Normal Summoned or Set. This card only de Special Summoned"...
1°: Podem ser Special
Summon da mão ou do deck (dependendo do monstro), apenas da maneira indicada.
2°: Se são enviados ao
cemitério antes de ser invocados, não podem ser revividos.
3°: Se são invocados
apropriadamente e após isso enviados ao cemitérios, podem ser revividos.
Monstros
"NOMI"
Em seu texto especificam: "This card cannot
de normal Summoned or Set. This card cannot Special Summoned excep
by..."
1°: Podem ser Special
Summon da mão e do deck (dependendo do monstro) apenas de sua maneira indicada.
2°: Se são enviados ao
cemitério antes de serem invocados, não podem ser revividos.
3°: Se são invocados
apropriadamente e após isso são enviados ao cemitério não podem ser revividos.
4°: Exceções a regra, são
"LEvel UP!" ("Assault Revival", "Level
Modulation" e "Level Down?!" os monstros devem ter sido invocado corretamente ao campo (não po
"Level UP"), e poder assim ser renascido)
Special Summon Inerente e Não-inerente
Inerentes:
São aquees que se invocam sozinhos, após pagarmos um custo ou termos uma
condição realizada. Eles são invocados sempre da mão. Alguns exemplos:
- “Cyber Dragon”; “Dark
Armed Dragon”; Chaos Sorcerer”.
- Contact Fusions em
geral
- Synchros
- XYZ
- “Machine Fortress e “Grapha, Dragon Lord of Dark World” são
considerados invocações inerentes quando invocados do cemitério
Regras:
1: Podem ser negados por efeitod que negam Special Summon, como “Solemn
Judgmente”, “Saber Hole”, “Solemn Warning” ou “Thunder King Rai-oh”
2: Não pode ser negados por cartas que negam a ativação de
efeitos, como “Divine Wrath”, “Herald of Perfection” ou “Light and Drakness
Dragon”
3: Essa acha não gera Chain
(mas pode ser respondida normalmente por cartas como Bottomless Trap Hole)
Não-inerentes:
São aqueles invocados por um efeito, seja o efeito de outra carta ou deles
mesmos. Alguns exemplos:
- Qualquer carta que invoque monstros: “Monster Reborn”; “Call of
the Hauted”; “Zombie Master”; etc.
- Monstros que se auto-invocam da mão, após um trigger: “Gorz,
Emissary of Darkness”; “Tragoedia”; “Battle Fader”; etc.
- Monstros que se auto-invocam do cemitério ou da área de
removidos: “plaguespreader Zombie”; “Treeborn Frog” etc.
- Fusões
- Rituais
- “Dark Simorgh é considerado não-inerente, tando quando invocado
da mão quanto do cemitério.
Regras:
1: Não podem ser negados por cartas como “Saber Hole” ou “Thunder
King Rai-oh”
2: Para negar sua invocação com cartas como “Solemn Warning”, “Herald
of Perfection” ou “Light and Darkness Dragon” é necessário negar a carta com o
efeito de invocação e não o monstro invocado.
3: Se o efeito que invoca for de uma Spell/Trap, pode ser negado
com cartas como “Solemn Judgmente” ou “Dark Bribe”
4: Se o efeito que invoca for de um monstro, pode ser negado com
cartas como “Divine Wrath”
5: Os efeitos que os invoca sempre gera Chain
Bom galera creio que depois disso tudo vocês já tenham uma noção melhor de quando negar algo ou não, quando poderão reviver os monstros do grave. Quem gostou da analise de um comentário ai pra gente, se não gostou deixe uma dica do que poderia estar melhor e pedidos de outras analises será bem vindas, tenho mais duas ainda pra fazer, porém serão mais rápida do que esta. Até nosso próximo post fui.
Fonte:
Regras Special Summon: Planeta Yu-Gi-Oh!
Special Summon Inerente e não-inerente: Metagame Brasil
Legal, e com relação aos monstros divinos, caso eles estejam no cemitério por terem sidos descartados por efeitos de cartas antes de serem invocados adequadamente, podem ser revividos?
ResponderExcluir