sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

O que usar contra: Tier 1 - Janeiro 2015

Fala meu povo querido aqui seu mais amado membros isso mesmo (Top Secreto) ICE. Hoje estarei com uma postagem que o nosso membro Alucard sugeriu em uma publicação que eu tinha feito no nosso grupo do facebook. Com a banlist já a ativa e sem atingir nenhum dos decks que estão no Tier 1 (Konami tem muito a lucrar acima deles) posso fazer essa analise sem nenhum problema, eu até iria analisar a ban list só que não vi muitas mudanças com ela então a deixei de lado. Nesse post estarei mostrando como cada um dos 3 principais decks funcionam e também algumas cartas e jogadas para deixar os decks mais lentos ou até inibirem seu jogo. Então se querem saber mais sobre os decks é só continuar lendo, tenho certeza que irão gostar.


Qliphort

 Para quem não os conhecem, eles foram/são o primeiro arquétipo voltado a mecânica Pendulum Summon. São monstros do tipo Machine e do atributo earth com níveis bastante autos, tem o efeito de que quando estiverem em Zonas Pendulum não permitem Special Summon de monstros que não sejam Qli e esse efeito não pode ser negado, além disso outra característica deles é que a maioria pode ser Normal Summon, mas seu nível se torna 4 e o ataque é reduzido para 1800.
 O deck roda em torno do Qliphort Scout que tem sua função quando esta na Zona Pendulum onde tem o efeito de pelo o custo de 800 Lp buscar Qualquer carta com Qli no nome e isso uma vez por turno. O deck tem como estratégia usar o Scout e fazer uma mão cheia de monstro e depois com o auxilio da Odd-Eyes Pendulum Dragon que é um buscador para qualquer tipo de Pendulum Monster ajudando tanto nas escalas para os Pendulum Summo quanto para buscar o Scout e assim fazer o Pendulum Summon na maior quantidade de Pendulums possíveis e terminar com um OTK. Mesmo com uma grande quantidade de monstro invocados rapidamente o deck não sofre com falta de presença de mão já que o Scout busca qualquer carta com o Qli e com a mecânica de não irem pro grave e sim para o extra deck podendo serem invocados por Pendulum Summon o deck se tem muita estabilidade e é o que eu achei mais complicado para achar um ponto de instabilidade e alguns pontos que outros decks se serem os de Tier 1 podem usar.

Como o deck é muito consistente e depois que começa a jogar dificilmente ele é parado o que tem que ser feito é para o Scout e não deixarem que as Zonas Pendulum sejam completadas, já que quando estão nas Zona Pendulum são considerados Spell qualquer carta que as destruam te dará uma grande ajuda.
Mesmo com uma grande possibilidade de sair com o Sout de primeira ou buscar ele usar Deck Lockdown no side é uma grande opção já que travará o deck do oponente, pois mesmo com Scout ele não poderá buscar nada no deck.
Macro cosmo + Torrential/Raigeki/Dark Hole: É uma combinação para acabar com os Pendulum Summon do oponente já que pela regra os efeitos são superiores a mecânica e com isso em vez de irem para o Extra irão ser banidos.
Bottomless Trap Hole é outra carta muito force contra o deck já que pode banir todos eles de uma vez quando forem invocados.


Shaddoll

 Os Shaddoll já são um pouquinho mais antigos do que os nosso amigos Qli, já venceram bastantes torneios e tiveram participação na ban list (onde Super-poly foi limitada e agora banida) seus monstros consistem em Flip effect e Fusion, uma combinação até meio estranha para a época que estamos, mas foi assim que o arquétipo ganhou espaço já que seus monstros tem um segundo efeito que é ativado quando são enviados ao grave o que gera uma grande dor de cabeça já que pelo menos um dos efeitos irá se ativar e com as fusion os monstros que são enviados para o grave ativam seu efeito e seu oponente tem um fusion monster de boa em campo.
 Um dos grandes problema em enfrentar um deck shaddoll é a resposta pra tudo em forma de fusion já que EL Shaddoll Fusion é uma quick-play pode ser usada em resposta a qualquer target que você de em um shaddoll transformando seu jogada em nada e ainda trazendo um Shaddoll fusion e ativando o efeito dos outros enviados ao grave. Por esse e outros motivos não adianta focar em negar isoladamente um monstro o que tem que ser feito é a negação de todos eles e para isso contamos com bastantes cartas.

Um dos primeiros efeitos a aparecerem nos duelos serão os Flip e para os negar temos cartas como: Royal Command e Nobleman of Crossout, essa ultima não nega apenas destrói e bane um monstro set do oponente e todas as suas cópias no main deck, já que será banido irá anular seu segundo efeito e também tira as outras cópias do deck e se tiver sorte você pode ter dado target em um Falcon ou Hedgehog.
 Já os efeitos do grave podem ser facilmente lidados com cartas como: Macro Cosmo e Dimensional Fissure que irão banir de vez esses monstro impedindo até de serem reciclados. Tem cartas como Shadow-Imprisoning Mirror e Skill Drain que negam os efeitos desses monstros já que compartilham o atributo Dark (as fusion já são de vários atributos).
 Já na areá dos Fusion cartas que negam Special Summon como Vanity's Emptiness e outras que combatem elas como De-fusion são boas opções.
 Uma dica é nunca destruir um monstro do oponente sem nada negando o grave o efeito deles ou o Special Summon das fusion é um deck bem versátil e com grande estabilidade e em termos de jogabilidade o considero muito mais difícil de ser compreendido, porém mais forte do que os Qli (isso pensando alto, pois sempre há diferenças de um deck para o outro, de um duelita para outro e por ai vai).


Burning Abyss

Sem sombra de duvidas é um deck muito mais consistente do que os outros dois citados acima, porém ainda não conta com os novos suportes. BA tem a estratégia de trazer rapidamente o dante para o campo e após isso ir trabalhando com o cemitério para sempre ter algo para reviver e não deixar o campo vazio enquanto tira lentamente o Lp do oponente. Com todos os monstros sendo de level 3 do tipo fiend e atributo dark ganha uma certa quantidade de cartas para negação em massa, mas também outras que ajudam bastante em suas jogadas. O deck ainda conta com uma grande quantidade de cartas armadilhas e uma explosão de inicio terrível é muito aconselhável iniciar um duelo contra esse tipo de deck, na verdade dos três citados apenas Shaddoll que tem dificuldade quando ele é o primeiro a jogar. 

Shadow-Imprisoning Mirror como no deck Shaddoll em BA irá funcionar do mesmo jeito, cancelando todos os efeitos menos o do Dante já que é do atributo light, porém já é um bom começo e para o efeito da Tour Guide From the Underworld e no caso dela a carta DeckLockdown funciona como um impedimento já que negará por dois turnos o Special Summon do deck.
 Stygian Dirge é uma carta que atrapalha os Xyz aparecerem já que reduzirá 1 level de todos os monstros com isso Dante se afasta mais de sua aparição. Já a negação do grave é classico e simples: Macro cosmo e Dimensional Fissure, porém se não quiser banir seus monstros temos outras alternativas como: Debunk e Soul Drain, D.D. Crow também é outra carta que funciona muito bem contra esse tipo de deck igual a Bottomless Trap Hole que estará apenas para banir o Dante.
 Eu aconcelo a usarem Compulsory Evacuation Device em vez de Torrential Tribute, porém as duas cartas são boas contra o deck já que controlam o jogo, cartas como Fiendish Chain e Effect Veiler são excelentes na hora de negarem efeitos, principalmente o do Dante já que é o monstro a ser batido no deck.

O deck é bom, tem uma grande explosão, mas depois disso irá fica minando e controlando o jogo. Impedindo essa explosão já é um grande passo para a sua vitória contra o deck, mesmo sendo o melhor entre o trio o deck tem seus pontos fracos, mas dificilmente em um single duel ele sairá derrotado.


Resumo

Como um breve resumo do que foi dito irei listar um side deck para combater os três decks acima, estarei levando em consideração main decks que não tenham nenhum dos três arquétipos citados acima.


2- Maxx "c"
1- Book of Moon
1- Deck Lockdown
1- Bottomless Trap Hole
1- Compulsory Evacuation Device
1- Debunk
1- Macro Cosmo
1- Mirror force
2- Shadow-Imprisoning Mirror
2- Skill Drain
1- Torrential Tribute
1- Vanity's Emptiness

Bem meus queridos leitores chegamos ao fim de mais uma postagem, espero terem os ajudados a pelo menos ter algumas idéias para enfrentar o Tier 1 que esta muito poderoso e que ainda irá contar com mais suportes para os BA e a chegada do Nekroz. Mas por hoje é só e veremos o que a Konami ainda nos guarda para o ano de 2015, tenham um bom duelo e até nosso próximo post.

Um comentário:

  1. Esse Side fode com meu deck Dark World kkkkkkkk . Parabéns pelo blog , muito bom....

    ResponderExcluir