domingo, 18 de janeiro de 2015

Rulings: Miss timing

Fala ae meu povo querido, aqui é seu amado e adorado Ice com mais um post da série sobre rulings, dessa vez como prometido na ultima postagem irei estar explicando tudo sobre Miss timing que é uma das regras mais difíceis de serem aprendidas só de jogar tem que ler as regras a fundo para saber o que é e por isso muitos duelistas dizem que miss timing é difícil de ser compreendida, mas depois de lerem esse post tenho certeza que irão mudar de idéia. Porém antes de tudo vamos saber o que é miss timing.
 Miss timing é quando você perde o tempo de ativação de um efeito por causa que o tempo que você deveria usar para ativar tal efeito foi ocupado por outro efeito (para melhor compreensão o efeito foi pulado por algum motivo). As vezes um efeito opcional só pode ser ativado quando uma condição acontece, nesse caso se a condição de ativação não foi a ultima coisa a acontecer no jogo (em uma chain) você perde seu timing, para compreender melhor o que estou dizendo e seguir com exemplos é só continuar a leitura, mas antes aconselho que leia sobre os efeitos de monstros

Miss timing em monstros:
  Antes de tudo é importante lembrar que miss timing só ocorre em monstros com efeitos opcionais. Quando um monstro de efeito obrigatório pareça que perdeu seu tempo de ativação, seu efeito acontecerá após a resolução dos efeitos atuais iniciando uma nova chain.

1: Monstros de Ignition: Segundo a regra de prioridade quando um monstro de ignition o jogador tem a prioridade para ativar seu efeito, Porém pode ocorrer de alguma spell ou tra (continua ou de campo) gera uma chain por causa da invocação. Como seu monstro é spell speed 1 é impossível responder a chain e você não tem prioridade.
Exemplo: Seu oponente tem ativado Future Visions. Você invoca Exiled Force. Como Future Visions ativa nesse momento (chain link 1), você não pode ativar o efeito do Exiled com prioridade(pois ele é spell speed 1) e seu monstro é removido do jogo.
2: Tributando: Alguns monstro ativam seus efeitos ao irem do campo para o cemitério. Porém caso você tribute algum deles, tanto para invocar um monstro como para ativar uma spell ou trap você ira perder o tempo. Isso ocorre, pois ao tributar um monstro a ultima coisa a ocorrer não foi mais o monstro ir para o cemitério e sim o outro monstro ter sido invocado ou a spell ou trap ter sido ativada.
Exemplo: VocÊ tributa Peten the Dark Clown para invocar Caius the Shadow Monarch. Como a ultima coisa a contecer foi a invocação do Monarch ocorre um miss timing para o efeito do Peten.
OBS: Sangan tem efeito obrigatório, logo não perde o tempo.
3: Invocando no meio da chain: monstros que tem seus efeitos ativados no momento que são invocados e essa invocação ocorrer no meio de uma chain, seu efeito não pode ser ativado, pois é impossível ativar qualquer coisa no meio de uma resolução.
Exemplo: Seu oponente ativa Destiny Draw (chain link 1). Você responde com Call of the Hauted (Chain link 2) e invoca Dark Magician of Chaos. A chain vai resolver: O Dark Magician entrará em campo, porém você não poderá ativar seu efeito já que é impossível ativar qualquer coisa até que a Destiny Draw se resolva e quando ela resolver já será tarde demais.

Traps e Spell:
 Você só pode responder a um Summon após eles acontecer e isso não é uma chain.

1: Responder a uma invocação múltipla: Quando vários efeitod de invocação entrem em chain invocando vários monstros (não confunda com um efeito que invoque vários monstros). Nesse caso, se você ativar algo para destruir o monstro invocado, apenas o ultimo monstro na chain será destruído.
Exemplo: Seu oponente atia Card Destruction descartando: Goldd, Wu-Lord of Dar World, Sillva, Warlord of Dark World e Beiige, Vanguard of Dark world. Ele ent]ao ordena a resolução da seguinte maneira: Beiige (chain link 1); Goldd (chain link 2); Sillva (chain link 3). Assim os monstros são invocados na seguinte orden: Sillva, Goldd e Beiige. Agora se você ativar Bottomless Trap Hole, somente o ultimo a ser invocado será atingido: o Beiige.
1: Tentando responder a uma invocação no meio da chain: Se ocorrer uma invocação no meio de uma chain é impossível ativar algo em resposta.
Exemplo: Seu oponente ativa Card Destruction descartando: Goldd e Broww e ordena a resolução: Broww (chain link 1) e Goldd (chain link 2). Você tem um Torrential Tribute setado porém não pode ativá-lo já que a ultima coisa a ocorrer não foi uma invocação.
3: Negando efeitos simultâneos: Você só pode ativar uma carta de negação em chain àquilo que você pretende negar. Logo num efeito simultâneo você só pode negar o ultimo link da chain.
Exemplo: Você tem um Royal Oppression em campo. Seu oponente tem um Black Whirlwind. É o turno dele e ele decide invocar Blackwing – Blizzard the Far North. Após a invocação os 2 efeitos ativam, como são do seu oponente ele pode escolger a ordem. Ele decide por Blackwing – Blizzard the Far North (chain lin 1) e Black Whirlwind (chain link 2). Nesse momento você não pode mais ativar Royal Oppression já que o link 2 é o Whirlwind.

Efeitos Duplos: 
 Algumas cartas no jogo possuem efeitos duplos, ou seja, efeitos que ativam em seqüência. Caso a condição de ativação de alguma carta sua seja o primeiro desses efeitos, você perderá a janela de ativação e não poderá ativar essa carta.
Exemplo: Seu oponente possui um Spellcaster em campo e você possui um monstro qualquer e um Bottomless Trap hole setado. Seu oponene estão ativa Magical Dimension tributa o monstro dele, invoca o Dark Magician of Chaos e de quebra destrói seu monstro. Como a ultima coisa a acontecer foi a destruição do monstro, você não pode ativar seu Bottonless Trap Hole e seu oponente não pode ativar o efeito do Dark Magician. Caso ele não tivesse ativado o segundo efeito (de destruir o monstro) tanto o efeito do Magician quanto o Trap Hole poderiam ter sido ativados.

Bom galera vou ficando por aqui com mais uma parte das rulings, voltarei em breve com mais postagens, qualquer dica, pergunta ou pedido é só comentar, vou deixando vocês por aqui e até a proxima. E antes de que eu me esqueça abaixo esta o link da minha fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário